sábado, 19 de setembro de 2009

Vinhos chilenos


As primeiras videiras chegaram ao Chile por volta de 1550, por missionários espanhóis, destacando-se pais e moscatel (variedade, essa, cultivada ainda hoje). Eles utilizavam técnicas primitivas, produzindo vinhos rústicos (adocicados e estabilizados, frequentemente fervidos). No século XIX, o Chile se tornou independente das leis espanholas, e uma classe próspera, viajando pela Europa, teve contato com os vinhos franceses, de melhor qualidade. Passaram, então, a importar varietais de Bordeaux. A primeira evolução dos vinhos chilenos.
Em 1830, o governo chileno criou um viveiro para estudos botânicos, chamado de Quinta Normal, onde se criou grande quantidade de videiras vitis vinífera. Na segunda metade do século XIX, enquanto metade dos vinhedos europeus foram destruídos pelas pragas - filoxera e oídio - as videiras do Chile permaneceram intocadas, graças ao isolamento geográfico.
Com a morte de Allende em 1973 e o controle pela ditadura, metade dos vinhedos foi destruída pela guerra civil e instabilidade. Com o fim da ditadura, novas companhias estrangeiras investiram pesadamente com tecnologia, revitalizando e replantando vinhedos. 25.000 acres de variedades superiores, destacando-se Cabernet Sauvignon, Merlot e Chadornnay.
O reconhecimento da qualidade de sua produção foi rápido. E, em 1999, as exportações ultrapassaram a marca de US$ 500 milhões.
A moderna indústria do vinho investiu pesadamente em varietais tintos, produzindo, atualmente, Cabernet Sauvgnon, Merlot, Pinot Noir, Malbech e Syrah. Quanto às uvas brancas, destacam-se Chadornnay, Sauvignon Blanc, Sémillon e Riesling.
O Chile foi beneficiado pela geografia, apresentando uma das regiões agricultoras mais férteis do mundo, bem no centro do país, ao longo do Vale Central (980 km de extensão), com clima caracteristicamente mediterrâneo, onde encontramos grande parte de suas uvas.

Em 1955, instituíram-se, por lei, as seguintes regiões vinícolas: Aconcagua (incluindo Casablanca), Vale Central (incluindo Maipo, Raspel , Curicó e Maule) e a Região Sul (incluindo Itata e Bío-Bío).

Os vinhos chilenos apresentam uma excelente relação de custo-benefício. Experimentem.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Blog adicionado ao PetitChef!

Aguardava por esses dias a confirmação do site PetitChef e, hoje, finalmente, a recebi. Nosso blog faz, agora, parte de seu acervo de sites/blogs de culinária e gastronomia. Um site de origem francesa (com versões em oito idiomas, incluindo o português, de Portugal) voltado para os amantes da gastronomia e dos prazeres da mesa, repleto de receitas, produtos e links relacionados (como o nosso).

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Receita de cheesecake de morango


Tempo de preparo: 45 minutos

Rendimento: 8 porções

50 g de manteiga
125 g de biscoito maisena triturados
375 g de ricota
50 g de açúcar
3 ovos separados
300 ml de creme de leite fresco
15 g de gelatina em pó dissolvida em 3 colheres (sopa) de suco de laranja)
125 g morangos picados para a calda
125 de açúcar para a calda
morangos para decorar

Modo de fazer:
  1. Derreta a manteiga em uma panela, retirando, logo em seguida, do fogo e misturando aos biscoitos triturados. Forre uma fôrma rasa, de aproximadamente 20 cm, com essa mistura, e deixe gelar por 15 minutos.
  2. Coloque a ricota em uma tigela e junte o açúcar e as gemas. Bata até formar picos bem firmes. Deséje a gelatina na mistura de ricota e, por último, adicione o creme de leite.
  3. Bata as claras em neve, despeje no creme de ricota e misture suavemente. Despeje a mistura sobre os biscoitos e alise com uma colher.
  4. Leve a torta à geladeira por um hora e meio. Reserve.
  5. Coloque os morangos picados em uma panela com o açúcar, formando uma geléia fina. Deixe esfriar.
  6. Despeje a calda sobre a fôrma e decore com os morangos.

Bom apetite!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Receita de bacalhau frito com molho de tomate e laranja


Preparo: 25 minutos

Rendimento: 4 porções

1 laranja
1 dente de alho finamente picado
2 tomates grandes, sem pele e sem sementes, cortados em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de manjerição picado
50g de azeitonas pretas sem caroço picadas
5 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva
4 filés de bacalhau
1 colher (sopa) de tomilho seco
½ colher (chá) de pimenta-do-reino em pó
sal a gosto

Modo de fazer:

  1. Descasque e corte a laranja em gomos. Corte-os ao meio. Adicione o alho, os tomates, o manjericão, as azeitonas e 4 colheres de azeite. Reserve.
  2. Lave o bacalhau e seque-o bem. Regue com o azeite restante e cubra com o tomilho seco e a pimenta-do-reino em pó.
  3. Aqueça uma panela e frite os filés de bacalhau, com a pele para baixo, por 5 minutos. Vire-os e frite por mais 3 minutos. Transfira-os para um forno pré-aquecido por 5 minutos.
  4. Sirva-o com o molho.
Esse prato foi servido em um jantar no dia 06/08/2009 (http://chefroscio.blogspot.com/2009/08/jantar-de-degustacao-06082009-em-tempo.html)

Sugestão: para acompanhá-lo, salada verde e arroz branco.

Rogério Roscio - Personal Chef   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP  

BlogBlogs.Com.Br