segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nouvelle Cuisine


Após prolongadas e merecidas férias, nova postagem


A expressão Nouvelle Cuisine foi usada pela primeira vez no século XVIII, como referência à prática culinária subordinada aos princípios de química estabelecidos, posteriormente, por Lavoisier.
Hoje, Nouvelle Cuisine refere-se a uma corrente francesa surgida na década de 1960, em reação à cozinha tradicional. Moderna, incorporou técnicas e combinações estrangeiras (especialmente asiáticas). Entre seus precurssores, destaco Alex Humbert, André Guillot e Jean Delaveyne; os primeiros a questionarem a herança de Auguste Escoffier. Buscaram elaborar molhos mais leves, destacando o frescor e a qualidade dos produtos, abrindo o caminho para uma geração revolucionária.
Os chefs passaram a buscar, então, o inusitado, o exótico. Ao fim, prevaleceram como influências, a culinária italiana, marroquina, chinesa e japonesa. As especiarias, banidas desde o século XVII, retornaram, porém, em doses pequenas, detalhes, ao contrário do uso medieval. Os temperos passaram a ressaltar o produto e não substituí-lo no paladar. Salientava-se a saúde e o bem-estar, resultando em pratos mais leves e em porções menores. Entre os anos de 1970 e 1980, surgiram, na esteira do sucesso dos grandes chefs, outros menores, menos hábeis, que levaram o movimento à extremos: pratos apresentavam porções ridiculamente pequenas e combinações pobres. O movimento caiu em descrédito e seu nome - Nouvelle Cuisine assumiu uma conotação pejorativa.
Contudo, os conceitos adotados pela Nouvelle Cuisine inspiraram chefs na França e em todo o mundo: a procura pelo frescor e qualidade dos produtos, cozidos em tempos mais curtos; vinhos e pratos combinados com elegância e simplicidade.

Rogério Roscio - Personal Chef   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP  

BlogBlogs.Com.Br