quinta-feira, 15 de abril de 2010

Para se assistir: Julie & Julia (2009)


O filme baseia-se em dois livros, My Life in France, de Julia Child (1912-2004) e Julia & Julie, de Julie Powell, entrelaçando a vida das duas protagonitas, embora separadas por algumas décadas. Julia Child descobriu, em sua estadia na França, o que realmente gostava na vida - comer e cozinhar. Acabou por escrever um livro - Mastering the Art of French Cooking - a bíblia da culinária francesa traduzida para as donas de casa norteamericanas. Foi, também, uma personalidade única na televisão norteamericana, protagonista de diversos programas de culinária. Meryl Streep desempenha o papel de forma impressionante, captando a essência da Julia real, seu tom de voz e maneirismos.
Julie Powell, por sua vez, levava uma vida simples e terrivelmente monótona. Para fugir do tédio, criou o blog (em 2003) Julie/Julia Project, dispondo-se à preparar as 524 receitas do livro de Julia e registrar suas impressões, sucessos e fracassos.
O roteiro, outro ponto positivo, conseguiu equilibrar a vida da primeira, mais rica e interessante, com a de Julie, de forma leve e interessante.

  • Título original: Julie & Julia
  • Gênero: Drama, Comédia
  • País: EUA
  • Duração: 02h03min
  • Direção: Nora Ephron
  • Atores: Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci, Mary Lynn Rajskub, Vanessa Ferlito

Um filme sobre pessoas comuns e interessantes, e a cozinha como ferramenta de autodescoberta, prazeres, e, no caso de Julie Powell, alguns dissabores. Mas, uma ferramenta maravilhosa. Diversão garantida (e descompromissada).

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Merluza à portuguesa


Tempo de preparo: 75 minutos
Porções: 12

1 kg de filé de merluza
5 batatas grandes (em rodelas)
5 tomates vermelhos (em rodelas)
5 cebolas grandes (em rodelas)
1 vidro de azeitonas picadas
5 dentes de alho (picados)
3 limões haiti
2 colheres (sopa) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de salsinha
azeite extra-virgem
sal

Modo de fazer:

  1. Misture o suco dos limões com o vinho branco, 4 colheres de sal, a salsinha e os dentes de alho. Regue os filés com a mistura por 30 minutos, mexendo de vez em quando.
  2. Em uma panela, disponha, em camadas, metade das batatas, metade dos filés, metade dos tomates e metade das cebolas, regando cada camada com azeite, uma pitada de sal (exceto os filés) e as azeitonas. Repita o processo com a metade restante dos ingrediente.
  3. Cozinhe em fogo médio por 40 minutos.

Rogério Roscio - Personal Chef   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP  

BlogBlogs.Com.Br