sábado, 31 de outubro de 2009

Curso rápido de massas

Um curso rápido contendo 4 receitas a serem realizadas com a participação dos alunos. Receitas deliciosas (com direito à degustação)!

  • Spaguetti Alla Carbonara
  • Salsa al Pomodoro
  • Spaguetti frito com carne de sol
  • Macarrão italiano de sêmola com molho de champignon

Incrição: R$ 85,00
Duração: 4 horas
Turma: 5 alunos

Contato: (62) 9251-8175 / contato@chefroscio.com.br

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sugestão de leitura: República Gastronômica da China


Para muito além da cozinha, uma viagem salteada pela culinária chinesa.

Pontuado por deliciosas receitas e vívidas descrições de pratos e refeições, este é um retrato da China contemporânea com delicadeza e sensibilidade. Acompanha 29 receitas. Melhor livro de culinária chinesa, Gourmand World Cookbook Awards 2008

Aprovadíssimo!!!!

Pouco depois de se formar em jornalismo, Jen Lin-Liu deixou os Estados Unidos e se mudou para a China, contra a vontade de sua família. Para entender o país de seus antepassados, escolheu o caminho da comida e estudou desde os quitutes mais tradicionais até os banquetes exóticos. Em sua formação como cozinheira profissional, encontrou personagens que lhe mostraram diferentes aspectos de uma sociedade em transição, num regime ainda marcado pelo autoritarismo. Pontuado por deliciosas receitas e vívidas descrições de pratos e refeições, esse é um retrato da China contemporânea pintado com delicadeza, sensibilidade e bom humor, capaz de deixar os leitores com água na boca.

Ficha técnica:

Título:
República Gastronômica da China
Autora: Jen Lin-Liu
I.S.B.N.: 9788537801482
Altura: 23 cm.
Largura: 16 cm.
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª Ed. / 2009
Idioma: Português
País de Origem: Brasil
Número de Paginas: 264

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Filet mignon à la sauce du champ


Tempo de preparo: 1 hora
Porções: 4

1 l de caldo de carne
1 cenoura picada
1 cebola picada
1 alho poró finamente picado
75 ml de vinho tinto seco
1 colher (chá) de mostarda dijon
2 colheres (sopa) de cebolinha
2 colheres (sopa) de salsinha
1 colher (sopa) de manjericão
1 colher (sopa) de amido de milho
1/4 de xícara (chá) de molho de soja
1/2 xícara (chá) de água
1 pitada de pimenta do reino preta
8 medalhões de filé mignon
Azeite
Sal

Modo de fazer:
  1. Aqueça, em uma panela, o caldo de carne, vinho tinto, cebola, cenoura, alho poró e mostarda dijon. Leve à fervura por 40 minutos ou até os legumes estarem bem macios.
  2. Coloque mistura no liquidificador e bata formando um purê.
  3. Retorne a mistura à panela e adicione a salsinha, a cebolinha, o manjericão e a pitada de pimenta do reino preta.
  4. Adicione, então, o amido de milho dissolvido em uma xícara de chá contendo o molho de soja e a água. Deixe ferver por três minutos. Reserve.
  5. Passe os medalhões no azeite e leve à frigideira em fogo alto, para selá-los, impedindo que o suco saia deles. Tempere com sal. Reserve.
  6. Retire uma concha do molho e leve à frigideira, em fogo alto, raspando o fundo da frigideira, retirando os restos da carne que se misturarão ao molho.
  7. Regue os medalhões e sirva imediatamente.

Dica: congele o caldo restante para usá-lo quando precisar.

Sugestão de acompanhamento: batata cozida com cebola e tomilho; salada de rúcula, pêra grelhada e provolone defumado. Para beber, um bom Cabernet Sauvignon.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vinhos argentinos


O cultivo da vinha estendeu-se, a partir do Peru, para a Bolívia, Chile e Argentina. Proveniente do Chile, uma corrente colonizadora chegou a Santiago del Estero (Argentina), levando as primeiras mudas de vinha. O desenvolvimento inicial deu-se, contudo, com os primeiros colonos espanhóis que tomaram posse do vale de Güentata. Mendonza teve sua fundação em 1561, por dois viticultores - Pedro del Castillo e Juan Jufré. E, em 1598, 37 anos após a fundação, apareceram os primeiros vinhos da cidade em Buenos Aires.
Em 1887, o cultivo das vinhas criollas era predominante, apesar de viticultores manifestarem-se entusiasmados pelo cultivo de variedades francesas - Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, em especial. O comércio de vinhos mostrava-se promissor em Mendoza e, em 1903, a cidade já possuía 16.379 hectares de vinha francesa e somente de 6.749 de vinha criolla. Em pouco mais de 15 anos, houve uma mudança radical no vinhedo.
Dois fatores influiram no crescimento da viticultura: a grande população de imigrantes europeus em Mendoza e, em 1885, a ferrovia.
Mas, até então, os vinhos argentinos eram rústicos e confusos.
No final do século XX, fatores políticos e econômicos culminaram em uma crise, com altos índices inflacionários E, assim como no Chile, a indústria do vinho argentino teve de se reinventar, adequando-se, também, ao gosto internacional. melhorando sua qualidade. Desde então, as mudanças têm sido lentas.
Hoje, dos vinhos argentinos, 75% vem de Mendoza, destacando-se, também, outras três regiões: San Juan, Rio Negro e Salta. A mais famosa uva em Mendoza é a Malbec, trazida da região de Bordeaux, com ótima estrutura e densidade. Assim como em outros lugares do Novo Mundo, os vinhos são rotulados segundo a variedade (Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Malbec...). A Argentina encontra-se em quinto lugar na produção mundial de vinho.

Experimentem. Os vinhos argentinos apresentam boa relação de custo/benefício, embora, particularmente, prefira os vinhos chilenos, mais elegantes.

Rogério Roscio - Personal Chef   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP  

BlogBlogs.Com.Br