quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Chai

Imagem gentilmente cedida por Ute Hagen



Bebida tradicional indiana, ganha cada vez mais adeptos no Brasil, graças ao filme "Quem quer ser um milionário" (o protagonista era um chaiwallah, responsável por sua preparação) e a popularidade de "Caminho das Índias". Com propriedades antioxidantes, energéticas e baixo teor calórico, é uma opção interessante de bebida.

Provado e aprovado

No Brasil, o chai sofreu uma adaptação ao gosto do brasileiro. Bebida preparada a partir de uma infusão de chá verde, masala (uma mistura de especiarias - cardamomo, cravo, canela, gengibre, pimenta branca e cúrcuma, entre outras), ganhou a mistura com chá preto. E, graças à colonização inglesa, passou a ser servido com leite frio e adoçado com açúcar. Você o encontrará quente ou frio, para se beber.


Cada chawaillah tem sua própria receita de masala, variando a quantidade e as especiariass usadas, imprimindo seu gosto pessoal.


Algumas cafeterias, por sua vez, vem trabalhando com o Chai Monim, um xarope concentrado, ao qual se acrescenta o leite, diretamente.

Na net, encontrarão, abundantemente, receitas de chai, com inúmeras variações. Experimentem-no, em uma cafeteria, ou em suas casas, preparado artesanalmente. Vale pena.


0 comentários:

Rogério Roscio - Personal Chef   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP  

BlogBlogs.Com.Br